terça-feira, 30 de junho de 2009

VEGETAÇÃO

Observe os mapas e perceba a relação dos domínios climáticos e com a vegetação original do Brasil:

Floresta Amazônica: é úmida e possui cobertura vegetal densa e heterogênea; abrangia mais de 40% do território brasileiro.

Mata Atlântica: de vegetação bastante rica e variada, original do litoral úmido e do interior do Sudeste. Foi a mais devastada das formações originais do Brasil.

Cerrado: formação típica do Brasil central é alternadamente seco e úmido. O cerrado possui formações arbustivas e herbáceas.

Mata dos Cocais: formação de transição entre a Floresta Amazônica e a caatinga. Concentra-se no Meio-Norte e a espécie dominante é o babaçu.

Mata de Araucária: local onde predominam as araucárias ou pinheiros, devido às baixas temperaturas comuns nas áreas elevadas da região Sul.

Vegetação de Pantanal: vegetação complexa da planície alagada do Pantanal Mato-grossense, apresenta espécies de florestas, de cerrados e de campos.

Campos: embora houvesse manchas em outras regiões do país, predominavam no Sul (atual pampa gaúcho), que é utilizado para pastagens.

Vegetação litorânea: comum nas áreas alagadiças do litoral, normalmente está associada a uma outra formação vegetal, principalmente a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica.

Outro elemento importante da natureza é a biodiversidade que significa diversidade biológica, ou seja, a variedade de seres vivos que cada ecossistema possui.
A sociedade com suas formas de se organizar no espaço, criou um idéia pragmática que consiste no progresso, em ter e construir sempre mais tecnologias, pois vivemos na sociedade do consumo. O capitalismo ao se espacializar no mundo dito ocidental, encara a natureza como um mero instrumento a serviço da humanidade, sendo assim, a natureza só tem importância se servirem para algum objetivo, geralmente econômico, isto é, ligado à busca do lucro ou da satisfação material.Porém os recursos naturais não são inesgotáveis e as inúmeras formas de poluição, provocadas, entre outros fatores, pelo acumulo de lixo, pelos agrotóxicos usados na agropecuária, pelo desmatamento, pela contaminação das águas de rios e oceanos, etc. Estão destruindo os ecossistemas que são interligados, qualquer forma de poluição traz conseqüências para toda a biosfera.

2 comentários: