terça-feira, 30 de junho de 2009

A HIDROGRAFIA DO BRASIL

Devido aos tipos de clima em geral úmidos e a grande extensão do território brasileiro apresenta-se uma rica hidrografia, com rios caudalosos e extensos. Sendo um dos países com maior potencial hidrelétrico do mundo, possui inúmeros rios de planalto com abundancia de água e varias corredeiras e quedas-d’ água. As principais bacias hidrográficas do Brasil são:



Bacia Amazônica: Localiza-se no norte do país, seu principal rio é o Amazonas, o maior do mundo em volume de água. O rio Amazonas nasce no Peru, na cordilheira dos Andes, e entra no Brasil com o nome de Solimões. Só depois de receber as águas do rio Negro, nas proximidades de Manaus, é que passa a se chamar Amazonas.
Essa bacia compreende cerca de 46% do território brasileiro, com um grande número de rios perfeitamente navegáveis em grande trecho, por serem rios de planície. Em volume de água, é a maior bacia hidrográfica e a mais rica da superfície terrestre.

Bacia do Tocantins-Araguaia: Compreende 9,5% do território nacional. Durante muito tempo foi incluída na bacia Amazônica, devido à proximidade da foz dos rios Amazonas e Tocantins e também por atravessar a floresta Amazônica. No Tocantins está instalada a hidrelétrica de Tucuruí a maior da região amazônica.
O rio Tocantins desemboca no rio Amazonas e embora possua, ao longo do seu curso varias cascatas, também permite alguma navegação fluvial no seu trecho desde a cidade de Belém até a cidade de Peini, em Goiás.
O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no estado de Mato Grosso e desemboca no rio Tocantins na localidade de São João do Araguaia, logo antes de Marabá. No extremo nordeste de Mato Grosso, o rio divide-se em dois braços, rio Araguaia pela margem esquerda, rio Javaés pela margem direita, formando assim a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.

Bacia do São Francisco: Fica no nordeste do país. É constituída pelo São Francisco, rio principal, e um grande número de afluentes e subafluentes, muitos temporários. Essa bacia compreende cerca de 7,5% do território brasileiro.
O rio São Francisco nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É de grande importância política, econômica e social, principalmente para a região Nordeste do país, é navegável por 1800 km, desde Pirapora em Minas Gerais, até a cachoeira de Paulo Afonso, em função da construção de Hidrelétricas possui grandes lagos e eclusas, como é o caso de Sobradinho e Itaparica.

Bacia Platina: Localizada no centro-sul do Brasil. É constituída por três rios principais: Paraná, Paraguai e Uruguai, seus afluentes e subafluentes. O rio Paraná nasce em Minas Gerais e vai em direção ao Paraguai e à Argentina. O rio Paraguai vai do Mato Grosso para o Paraguai e para a Argentina, desaguando no rio Paraná. O rio Uruguai vai de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul até a Argentina e o Uruguai, onde vai se juntar ao Paraná, formando o rio da Prata.
Essa bacia abrange cerca de 16,6% do território brasileiro. Apresenta várias cachoeiras e banha a região mais industrializada do país. Por isso , é a mais utilizada para a obtenção de energia elétrica. Para tornar grande parte dessa bacia hidrográfica navegável, tem-se investido muito em obras de rebaixamento dos leitos dos rios e principalmente em eclusas, permitindo a navegação fluvial desde Minas Gerais e Mato Grosso até São Paulo, e daí até o sul do país, a Argentina e o Uruguai. A navegação fluvial é um meio de transporte bem mais econômico que o transporte de cargas feito por caminhões.

Bacias do Nordeste: Um conjunto formado por vários rios, seus afluentes e subafluentes: Parnaíba, Pindaré, Itapicuru, Jaguaribe, Capibaribe e outros. Muitos deles são temporários ou intermitentes. Esses rios agrupam no mesmo conjunto porque se localizam na mesma região. Abrange cerca de 10% do território brasileiro.

Bacias do Leste: Reúnem vários rios localizados na parte leste do país, próximos ao litoral: Jequitinhonha, Doce, Paraíba do Sul e outros. Esses rios em conjunto abrangem pouco menos de 7% do nosso território.

Bacias do Sul-Sudeste: Também reúnem vários rios, seus afluentes e subafluentes, todos localizados de São Paulo para o sul: Ribeira do Iguape, Itajaí, Tubarão, Jacuí e outros. Juntos eles abrangem pouco menos de 3% do território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário