terça-feira, 30 de junho de 2009

CLIMAS DO BRASIL

O Brasil se encontra quase totalmente na zona intertropical. Predominando as baixas latitudes, com exceção do extremo sul do país, onde começam as medias latitudes. Essa área apresenta clima subtropical, ou seja, é uma região de transição entre os climas tropical e temperado. Além da localização de cada área, da altitude, da latitude e da continentalidade, também exercem influência sobre o clima do Brasil as massas de ar que são:

- a massa equatorial continental, ao norte;
- a massa equatorial atlântica, a nordeste;
- a massa tropical continental, a oeste;
- a massa tropical atlântica, a leste;
- e a massa polar atlântica, ao sul.

Clima equatorial: A região de clima equatorial situa-se ao redor da linha do equador, onde predominam as calmarias e há o encontro de ventos alísios vindos dos hemisférios sul e norte, as chuvas são abundantes e de convecção. No Brasil esse clima prevalece na Amazônia, onde se encontra a massa de ar equatorial continental, este clima é quente e úmido, as médias térmicas mensais variam de 24 °C a 27 °C e a amplitude térmica anual é baixa, as médias de pluviosidade são de aproximadamente 2000 mm por ano.

Clima tropical úmido: Como características existem duas estações principais que são: o verão, mais quente e chuvoso, com exceção do litoral do Nordeste, onde chove mais no inverno por causa da influencia da massa equatorial atlântica; e o inverno, menos quente e menos chuvoso. Encontramos esse clima na costa leste do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até São Paulo. A massa de ar tropical atlântica domina essa região, embora no inverno possa penetrar a massa polar atlântica formando frentes frias e durante alguns dias as temperaturas abaixam.

Clima tropical típico ou semi-úmido: É o clima do Brasil central, onde predomina a massa de ar tropical continental (seca), com freqüente penetração da massa de ar tropical atlântica e, principalmente, da massa equatorial continental, ambas úmidas. Como característica esse clima é quente e semi-úmido, com chuvas de verão e seca no inverno. As temperaturas anuais médias ficam entre 20 °C e 28 °C e os índices pluviométricos por volta de 1500 mm por ano.

Clima semi-árido: Clima do sertão nordestino, região das secas e dos rios intermitentes. É um tipo de clima tropical quente, mas não é úmido, tende a ser seco, mas, não como o clima dos desertos. As médias de chuva por ano chuva por ano são inferiores a 800 mm e são irregulares. Recebem a influencia das massas de ar: equatorial continental e a equatorial atlântica e da tropical continental e tropical e atlântica. Sendo aí o destino final dessas massas de ar, que já perderam suas características como umidade, pois já descarregaram suas nuvens úmidas nas chuvas que provocam nas regiões litorâneas ou na Amazônia.

Clima subtropical: Abrange o extremo sul do país, ao sul do trópico de capricórnio. Predominando a massa de ar tropical atlântica, embora no inverno sejam comuns as frentes frias, que se originam da massa de ar polar atlântica, sendo um tipo de clima de médias temperaturas. A amplitude térmica anual é relativamente elevada, em torno de 10 °C, a maior do Brasil. O verão é bem quente e o inverno é mais frio. Em alguns lugares mais altos ou mais ao sul podem ocorrer geadas e até neve nos lugares mais frios, mas é raro. É um clima úmido, com chuvas abundantes e bem distribuídas durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário