terça-feira, 30 de junho de 2009

A INFLUÊNCIA DA CONTINENTALIDADE E DA MARITIMIDADE

As áreas continentais, principalmente aquelas situadas no interior dos continentes, longe dos oceanos, esquentam bem mais durante o dia e esfriam bem mais durante a noite. Ou seja, as amplitudes térmicas diárias (diferença entre a máxima e a mínima) de um lugar no interior de um continente serão bem maiores que as de um lugar mais próximo do mar, desde que ambos tenham latitudes e altitudes semelhantes.
Como exemplo podemos citar: Ilhéus na Bahia e Cuiabá no Mato Grosso, são duas cidades que estão mais ou menos na mesma latitude. Elas apresentam inclusive a mesma média térmica anual, por volta de 25 °C, o que significa que ambas tem clima quente. Mas normalmente os dias e os verões são mais quentes em Cuiabá, enquanto em Ilhéus as noites são um pouco mais quentes.
A TEMPERATURA DO AR

A radiação solar é responsável pelas temperaturas na superfície da Terra. Mas o ar atmosférico não absorve toda a radiação solar. Uma parte atinge a superfície terrestre, sendo absorvida pelos continentes e oceanos; a outra é refletida e retorna para a atmosfera. Veja na ilustração:





A altitude interfere na pressão atmosférica, pois nas áreas de maior altitude, a pressão diminui; nas áreas de menor altitude, a pressão aumenta, porque aí o peso ou força que o ar exerce é maior, logo, as áreas mais baixas tem mais ar acima delas, e, portanto, maior pressão atmosférica.
A temperatura influi na pressão do ar. Assim, nas áreas mais frias do planeta, próximas dos pólos, a pressão atmosférica é maior. A pressão do ar dá origem aos ventos. Estes sempre se originam em áreas onde a pressão atmosférica é maior e vão até as regiões onde a pressão do ar é menor. A pressão atmosférica exerce grande influência nos tipos de clima, ela dá origem aos ventos, que representam a circulação constante da atmosfera, deslocando ar quente para as zonas frias e vice-versa. Veja a circulação geral da atmosfera e o conjunto dos ventos na ilustração:



Nenhum comentário:

Postar um comentário