terça-feira, 30 de junho de 2009

AS CORRENTES MARÍTIMAS

As correntes marítimas se distinguem das águas que estão à sua volta porque tem temperatura e salinidade diferentes. Resultam da ação de ventos constantes e do movimento de rotação do nosso planeta. Por isso, nas proximidades da linha do equador, os alísios de nordeste e de sudeste conduzem as correntes marítimas de leste para oeste. São as correntes quentes. Quando atingem as latitudes medias, começam a circular de oeste para leste.
As correntes marítimas frias surgem no oceano austral, onde os ventos de oeste as conduzem de oeste para leste. Outras correntes frias se deslocam do oceano Glacial Ártico em direção à linha do equador, principalmente ao longo dos litorais continentais.
Quando uma corrente quente se desloca na direção de países de clima temperado, ela contribui para amenizar as baixas temperaturas do inverno. O contrário também acontece, ou seja, uma corrente marítima fria pode suavizar temperaturas elevadas em países tropicais.Alem de exercerem influência no clima das áreas que atingem, as correntes marítimas contribuem para tornar alguns lugares do mundo extremamente piscoso. Isso porque elas transportam o plâncton, que vivem nas águas. As correntes quentes normalmente são ricas em plâncton vegetal, e as frias em plâncton animal.
AS MASSAS DE AR

As massas de ar são grandes volumes de ar com características comuns de temperatura, pressão e umidade. Ao se deslocarem, as massas de ar causam variações no tempo atmosférico, de acordo com a latitude em que se localizam, as massas de ar podem ser frias, isso ocorre nos pólos e nas zonas temperadas, ou podem ser quentes nas zonas equatoriais e tropicais.
As massas de ar continentais geralmente são secas e as marítimas geralmente são úmidas, mas ao se deslocarem podem sofrer modificações durante sua trajetória, podendo perder umidade com as chuvas, podem tornar-se um pouco mais quentes ou mais frias, dependendo da área para onde se deslocam.Observe como ocorre o deslocamento das massa de ar no mapa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário